segunda-feira, 29 de novembro de 2010

relatorio das aulas desenvolvidas - POLIGONOS



Para desenvolvermos a aula proposta utilizamos varias tecnologias como a camara digital, o pen drive, o computador, a internet e o projetor de slides – Data Show. A aula proposta foi a partir da apresentação de 3 vídeos - Polígonos na vida cotidiana;
 http://www.youtube.com/watch?v=kFMMtBEPZmE&feature=related. Após assistirmos os vídeos, fizemos comentários sobre a definição de polígono, a nomenclatura quanto ao numero de lados e o uso desses polígonos no nosso dia a dia. Através da “dinâmica dos polígonos” formamos 3 grandes grupos.
Dois grupos ficaram responsáveis por registrar usando a câmara fotográfica para tirar fotos de construções, objetos, e da natureza em que podemos visualizar polígonos. Após esse coletânea de imagens, os alunos copiaram as fotos para o computador e montaram uma apresentação eletrônica de slides destacando os polígonos encontrados nas imagens. Outro grupo, criaram uma pavimentação de polígonos usando triângulos equilateros e quadrados. E, o terceiro grupo ficou por conta de fazer recortes, em revistas, de objetos que possuem a forma de polígonos. Montaram um painel de todos estes recortes, destacando os polígonos encontrados. Durante essas aulas foi necessário acompanhar os alunos na execução das tarefas propostas, esclarecendo dúvidas e fazendo intervenções. Para concluírem a tarefa proposta, foi sugerido que os alunos fossem no contra turno para finalizarem os trabalhos. E para concluírem, os alunos expressaram suas opiniões através de comentários no blog .
Os alunos se envolveram muito nas atividades propostas. Eles acharam interessante trabalhar a matemática com o uso das tecnologias. Ao ter que tirar fotos e fazer recortes para encontrar parte da matemática – polígonos - os alunos ficaram mais entusiasmados. E, ao verem os trabalhos prontos, suas apresentações de slides, este, viram que são capazes de criar coisas novas e interessantes.
A maior dificuldade encontrada foi em relação ao tempo. Com o uso do contra turno, foi possível atender individualmente os alunos, esclarecendo as duvidas quanto ao conteúdo e ao uso das tecnologias.
A proposta das atividades foram bem compreendidas e houve um excelente nível de aprendizagem.
Veja os slides  dos alunos   e as fotos dos trabalhos desenvolvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário