Professora: Hélica Fernanda Lemes Gondin
Ano: 6º B – Vespertino
Carga Horária: 03 h/aulas
Data provável: 22, 23 e 24/11/2010
Objetivos:
- Conhecer os Recursos Educacionais: o vídeo “Polígonos na vida cotidiana”, o vídeo “Matemática por toda a parte - Construção / Pavimentação com Polígonos” e “Donald No País Da Matemágica (Parte 2 de 3 )”, que podemos encontrar no Youtube .
- Reconhecer polígonos no nosso dia a dia.
- Oportunizar ao aluno a utilização da câmara digital e outras tecnologias que a escola dispõe.
- Levar o aluno a expressar sua opinião e síntese dos conhecimentos adquiridos, através de comentários no blog.
Conteúdos:
- Polígonos: Definição, nomenclatura e uso no nosso dia a dia.
- Produção artística: Montagem de painel trabalhando com “pavimentação de polígonos”.
- Montagem de Slides no aplicativo de apresentação eletrônica Impress.
- Produção textual: opinião e síntese dos conhecimentos adquiridos, postados via comentários no blog.
1ª aula - (22/11)
- Discutir com a turma sobre a metodologia do trabalho proposto.
- Apresentar aos alunos o vídeo Polígonos na vida cotidiana por Olga Luiza
- Discutir sobre o conceito de polígono.
- Propor aos alunos que falem sobre alguns polígonos que estão à nossa volta.
- Pedir aos alunos que acessem o link http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/geometria/geo-poli.htm para confirmarem o conceito de polígono, conhecer a nomenclatura dos polígonos conforme o número de lados que possuem. Neste momento será observado também a classificação de triângulos quanto ao número de lados.
- Apresentar aos alunos o vídeo Matemática por toda a parte - Construção / Pavimentação com Polígonos, encontrado no link http://www.youtube.com/watch?v=y__0a7TDbfs . Falar sobre os polígonos regulares mais usados na indústria e na construção civil.
- Apresentar o terceiro vídeo, Donald No País Da Matemágica (Parte 2 de 3 ) no Link http://www.youtube.com/watch?v=kFMMtBEPZmE&feature=related , que nos mostra o uso das formas geométricas em construções desde a Grécia Antiga até os dias de hoje. Apresentando o uso de proporções nas arquiteturas, esculturas, pinturas e na própria vida, destacando também as formas matemáticas na natureza.
- Utilizar a “dinâmica dos polígonos” para formar 3 grupos. A dinâmica consiste em entregar aos alunos diversos polígonos. Os alunos que tiverem o mesmo tipo de polígono formarão um grupo. O grupo deverá saber o seu nome como: grupo dos pentágonos, hexágonos, heptágonos,
- Propor ao grupo dos “Pentágonos”, construir uma pavimentação de polígonos. Entregar uma cartolina para o grupo e estes construirão uma pavimentação de polígonos, trabalhando a interdisciplinaridade entre arte e matemática.
- Ao grupo dos “Hexágonos”, propor uma aula de campo onde aos alunos deverão registrar usando a câmara fotográfica para tirar fotos de construções, objetos, e da natureza em que podemos visualizar polígonos. Agrupar todo o material de registro e montar uma apresentação de Slides.
- Ao grupo dos “ Heptágonos” propor que recortem de revistas figuras de construções, objetos e partes da natureza em que podemos visualizar polígonos. Montar um painel de todos estes recortes, destacando os polígonos encontrados.
- Acompanhar os alunos na execução das tarefas propostas, esclarecendo dúvidas e fazendo intervenções.
- Convidar os alunos para irem, no contra turno, para finalizarem os trabalho
- Cada grupo deverá fazer a aprensentação dos seus trabalhos.
- Após a apresentação dos grupos, orientar os alunos a expressarem sua opinião e a construírem a síntese dos conhecimentos adquiridos, através de comentários no blog
- Computadores
- Internet:
- Recursos Educacionais: http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/geometria/geo-poli.htm ;
- Youtube :
http://www.youtube.com/watch?v=y__0a7TDbfs ;
http://www.youtube.com/watch?v=kFMMtBEPZmE&feature=related.
- Postagem no blog. – conteúdo das aulas e comentários dos alunos;
- Câmara digital para registros das ações executadas;
- Projetor de Slides – Data Show – para a socialização das ações executadas.
Avaliação:
- Os objetivos propostos serão considerados durante toda a execução de cada passo da metodologia, sempre observando o envolvimento dos alunos, considerando as dúvidas, as superações e as demonstrações de aprendizagem, através dos resultados apresentados nos painéis, apresentação de Slides e nos registros posteriores, postados no blog. As dificuldades surgidas e os pontos negativos destacados pelos alunos embasarão o planejamento das próximas ações.
- Todos os passos seguidos, os materiais e recursos usados, a participação dos alunos e os resultados observados serão postados no blog http://professoralk.blogspot.com/ e divulgados no 3º encontro presencial do curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC.
Parabéns pelo seu Blog, Hélica! Ele ficou com um designer lindo, postagens inteligentes e consistentes. Desejamos muito que vocês contem sempre com esta ferramenta tão importante para o processo ensino-aprendizagem.
ResponderExcluirBeijos!
Professoras Formadoras Cleuna e Regina